História, perguntado por Fazzioni98, 1 ano atrás

(ENEM PPL)A integração do espaço amazônico ao espaço nacional se deu no contexto das questões de fronteiras de políticas, no sentido do dinamismo pioneiro da integração. Essas fronteiras foram elementos fundamentais para a compreensão da geopolítica dos militares, que não apenas objetivavam a posse do vazio demográfico, mas representavam os interesses do governo brasileiro em manter sob sua influência uma grande área no interior do continente.

MELLO, N. A. Políticas territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume, 2006




No texto, são apresentados fundamentos da política de colonização de uma importante região brasileira, ao longo do período dos governos militares. Uma estratégia estatal para a ocupação desse espaço foi:

(A) Demarcação de reservas para preservação da floresta.
(B) Criação de restrições para exploração de recursos minerais.
(C) Adoção de estímulos para expansão de grupos econômicos privados.
(D) Concessão de incentivos fiscais para instalação da indústria automobilística.
(E) Construção de uma densa rede de transporte para escoamento da produção agrícola.

Gabarito letra C.
A minha dúvida é referente a alternativa D, por que ela está incorreta? Na ditadura não houve incentivo a zona franca de manaus?

E quanto a letra C, o que seriam esses estimulos? se fossem incentivos fiscais a letra D estaria correta, certo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Atlantis
53

(C) Adoção de estímulos para expansão de grupos econômicos privados.

A Zona Franca de Manaus foi instituída por Juscelino Kubitschek, mas passou a ser empregada durante os governos ditatoriais. A alternativa C está correta, pois, como sugere, os estímulos baseiam-se no crédito estímulo, que é um apoio econômico amparado legalmente a fim de reduzir as burocracias e promover a isenção de impostos das empresas que ali se encontram. O destaque da ZFM é o aparato tecnológico - televisões, aparelhos celulares e notebooks, por exemplo - desenvolvido no local. A letra D não coincide com o texto, pois, apesar da ditadura ter apoiado a ZFM, os incentivos fiscais não giraram em torno ESPECIFICAMENTE da instalação da indústria automobilística na região amazônica - esta medida foi tomada por Juscelino, mas nos anos 50.

Perguntas interessantes