Biologia, perguntado por mariannatm2005, 8 meses atrás

(Enem PPL 2019) Recentemente um grupo de biólogos descobriu um animal que vive em uma região extremamente árida no território brasileiro. Fizeram a coleta de sangue e da urina desse animal e observaram que sua urina apresenta uma concentração hipertônica em relação ao sangue. Que adaptação desse animal lhe permite viver na região citada?
a) diminuição da transpiração
b) eliminação de fezes hidratadas
c) predominância de hábitos diurnos
d) eliminação de muita água na urina

Soluções para a tarefa

Respondido por wilsonneto101
35

Resposta:

Letra a)

Explicação:

Como a urina é hipertônica em relação ao sangue,o animal perde muita água na urina,pois a água vai do meio hipotônico para o meio hipertônico.Uma adaptação vantajosa para esse animal seria a diminuição da transpiração,com isso ele iria perder menos água.Caso esse animal tivesse uma alta taxa de transpiração,ele poderia morrer desidratado,já que perde muita água na urina.

Respondido por Fernando9100
39

A alternativa que melhor responde essa questão é a letra a).

O fato da urina desse animal ser hipertônica em relação ao sangue, indica que parte do líquido filtrado foi reabsorvido pelo organismo, deixando a urina bem mais concentrada que o sangue propriamente dito. Se isso aconteceu, é porque (devido ao ambiente, principalmente) o animal passou por um evento de desidratação. Assim, uma adaptação importante para esse caso é a diminuição da transpiração, evitando assim uma morte prematura por desidratação em excesso (como foi o caso).

Perguntas interessantes