(enem ppl 2017) a absorção e o transporte de substâncias tóxicas em sistemas vivos dependem da facilidade com que estas se difundem através das membranas das células. Por apresentar propriedades químicas similares, testes laboratoriais empregam o octan-1-ol como modelo da atividade das membranas. A substância a ser testada é adicionada a uma mistura bifásica do octan-1-ol com água, que é agitada e, ao final, é medido o coeficiente de partição octan-1-ol: água (koa):
Soluções para a tarefa
A questão completa apresenta cinco alternativas e pede para escolhermos qual delas é o poluente que apresentou Koa tendendo a zero. Conclui-se que essa substância é o metanol, ou seja, alternativa D.
Poluentes
A forma de uma substância em meio líquido se tornar poluente é ela se ligando com as moléculas presentes na solução. É importante notar que a mistura é composta por uma substância (Koa) e água, então a substância poluente é a mais capaz de se ligar a umas delas.
O Koa só tende a zero se para o maior valor de Ca possível. Para isso o poluente deve ser o mais solúvel em água possível. O metanol é o mais solúvel, pois ele realiza ligações de hidrogênio com a água e possui cadeia orgânica pequena e apolar.
Complemento da questão:
"O poluente que apresentou Koa tendendo a zero é o
Alternativas:
A) Éter dietílico.
B) Fluorobutano.
C) Benzeno.
D) Metanol.
E) Butano."
Saiba mais sobre outros poluentes em: https://brainly.com.br/tarefa/23207119
#SPJ4