(ENEM PPL/2016) A experiência do movimento organizado de mulheres no Brasil oferece excelente exemplo de como se pode utilizar a lei um favor da melhoria do status jurídico, da condição social, do avanço no sentido de uma presença mais efetiva no processo de decisão política. Ao longo de quase todo o século XX, com mais intensidade em algumas décadas do que em outras, as mulheres brasileiras conseguiram obter vitórias expressivas. Algumas vezes, abolindo dispositivos legais discriminatórios, outras conseguindo aprovar novas leis.
TABAK, F. A lei como instrumento de mudança social. In: TABAK, F.; VERUCCI, F. A difícil igualdade: os direitos da mulher como direitos humanos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
A atuação do movimento social abordado no texto resultou, na década de 1930, em
Alternativas
a) direito de voto.
b) garantia de cotas.
c) acesso ao trabalho.
d) organização partidária.
e) igualdade de oportunidades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
A
Explicação:
Getúlio Vargas deu direito às mulheres de votar e ser votada
Respondido por
23
A alternativa correta é a letra A). A igualdade de voto foi um direito conquistado pelas mulheres na era Vargas. Infelizmente a igualdade de gênero ainda não é uma realidade plena em diversos vieses da sociedade.
Através de um estudo sociológico raso, percebemos que em muitos âmbitos sociais as mulheres ainda são tratadas de maneira diferente dos homens. No esporte por exemplo é clara a distinção salarial entre homens e mulheres.
Todavia, as mulheres conquistaram muitos direitos e a sociedade cada vez mais está se moldando para alcançar a igualdade de gêneros.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Música,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás