(ENEM) Para se discutirem políticas energéticas, é importante que se analise a evolução da Oferta Interna de Energia (OIE) do país. Essa oferta expressa as contribuições relativas das fontes de energia utilizadas em todos os setores de atividade. O gráfico a seguir apresenta a evolução da OIE no Brasil, de 1970 a 2002.
Com base nos dados do gráfico, verifica-se que, comparado ao do ano de 1970, o percentual de oferta de energia oriunda de recursos renováveis em relação à oferta total de energia, em 2002, apresenta contribuição:
a) menor, pois houve expressiva diminuição do uso de carvão mineral, lenha e carvão vegetal. b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não
compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal. c) maior, pois houve aumento da oferta de hidroeletricidade, dado que esta utiliza o recurso de
maior disponibilidade no país. d) maior, visto que houve expressivo aumento da utilização de todos os recursos renováveis do
país. e) maior, pois houve pequeno aumento da utilização de gás natural e dos produtos derivados da
cana-de-açúcar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Apresenta contribuição:
b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.
b) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.
Respondido por
1
Alternativa correta: B) menor, pois o aumento do uso de derivados da cana-de-açúcar e de hidroeletricidade não compensou a diminuição do uso de lenha e carvão vegetal.
Apesar de o Brasil apresentar uma matriz energética considerada limpa, o país ainda vive várias contradições que contrapõe o novo com o antigo. É o caso do uso da lenha e do carvão vegetal como uma das grandes fontes de energia até hoje, apesar dos impactos sobre a flora.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás