(ENEM) Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos. Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é: a) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais. b) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais. c) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar. d) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria-prima não renovável e o acúmulo de lixo. e) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.
Soluções para a tarefa
A alternativa D) é a correta.
Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada seria o estimulo para a produção de plásticos recicláveis, reduzindo a demanda por matéria-prima não renovável e de difficile degradação no meio ambiente.
O plastico é usado na produção de garrafas, componentes de computadores, componentes de veículos, entre outros usos, o grande problema do plastico está no fato dele ser feito a partir do petróleo, um recursos não renovável e que polui o meio ambiente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Letra D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria-prima não renovável e o acúmulo de lixo.
Explicação:
Levando em consideração os nossos conhecimentos acerca do meio ambiente, podemos ainda ressaltar que é importante escolher uma alternativa que se traduza como uma solução inerte no desenvolvimento da sociedade.Por outro lado, a solução deverá não causar prejuízos ao meio ambiente, com baixo custo de implantação, levando ao pé da letra a ideia de sustentabilidade.