(ENEM) Os cruzados avançavam em silêncio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. Lá, os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos até os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura. (J. F. Michaud. História das cruzadas. São Paulo: Editora das Américas, 1956 (com adaptações)).
Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hégira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, após um sítio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso, seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas. *franj=cruzados. (Amin Maalouf. As Cruzadas vistas pelos árabes. 2.a ed. São Paulo: Brasiliense, 1989 (com adaptações)).
Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos acima, que tratam das Cruzadas.
I. Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas, ocorridas no período medieval —, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico. II. Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Média e revelam como a violência contra mulheres e crianças era prática comum entre adversários. III. Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.
É correto apenas o que se afirma em
a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
Soluções para a tarefa
Olá!
ALTERNATIVA D
I e II
A interpretação dos textos nos leva à afirmação correta, pois a alternativa III fala sobre tolerância religiosa e cultural e conflitos pacíficos, o que não é relatado em nenhum dos trechos acima. Os textos falam da violência das Cruzadas, tanto do lado europeu quanto islâmico.
Bons Estudos
As duas alternativas estão corretas.
No período das cruzadas houveram grandes mudanças que influenciaram o período que estava por vir;
Para ser mais exato, as novas técnicas no campo aumentaram a produtividade das terras, o que influenciou a economia a se expandir.
Além disso, o crescimento demográfico teve relação com o desenvolvimento dos comércios entre os feudos, criando assim a moeda e a padronização dos pesos e das medidas, sendo um marco para a reestruturação no comércio da baixa idade média.
A contribuição da pluralidade religiosa é enorme, pois carrega traços de outras culturas, assim como costumes, valores, e interpretações passadas ao longo das gerações, e, beneficiando milhares de pessoas.
Mais do tema:
https://brainly.com.br/tarefa/23652029