(ENEM) O texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferentes entre língua oral e língua escrita, assinale a opção que apresenta também uma inadequação da linguagem usada ao contexto.
a)"O carro bateu e capotô, mas num deu pra vê direito" - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.
b)"E aí, ô meu! Como vai essa força?" - um jovem que fala para um amigo.
c)"Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação" - alguém comenta em uma reunião de trabalho.
d)"Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa" - alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
e)"Porque se a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muita pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitário em um congresso internacional.
Soluções para a tarefa
A variação da língua usada de modo equivocado é a LETRA E, pois a premissa é expressada por um docente universitário.
As variantes da Língua Portuguesa correspondem à região e aos seus sotaques.
A norma padrão da língua portuguesa é a regra formal que representa o tipo de linguagem compreendido por todos os nativos.
A norma padrão da língua é utilizada em documentos oficiais do País, redações, provas de concurso público, textos escolares e em e-mails de trabalho. Sua padronização não exclui as variantes da língua nem as falas cotidianas, pois variantes como: "tá", "tão", "tava" são muito utilizadas nos diálogos.
A língua portuguesa é vasta e possui uma variante enorme acerca da língua. Contudo, faz-necessário haver uma forma de escrita e de fala padrão em todo a nação.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/1648201
Resposta:A variação da língua usada de modo equivocado é a LETRA E, pois a premissa é expressada por um docente universitário.
Explicação: