(ENEM) Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta , Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento). O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a): (A)reverência de um povo a seu país. (B)gênero solene de característica protocolar. (C)canção concebida sem interferência da oralidade. (D)escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. (E)artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
Letra B) gênero solene de característica protocolar.
Explicação:
O uso da norma padrão é a forma utilizada para estabelecer em gêneros que retratam a característica protocolar. Isso explica a sua utilização no Hino Nacional Brasileiro que se trata de um símbolo representativo nacional; logo, seu caráter precisa mais formal.
Respondido por
5
Olá, como vai? Estou aqui para ajudar! :)
Resposta: B - gênero solene de característica protocolar.
Explicação:
Trata-se do hino de um país, um dos símbolos da pátria, gênero executado em situações solenes, formais. A letra é do final do século XIX (a música é mais antiga), cujo autor foi Joaquim Osório Duque Estrada, poeta que seguia o estilo parnasiano, ou seja, prezava pela forma e pela linguagem rebuscada.
Perguntas interessantes