Enem) Na prova de Biologia da segunda etapa do Vestibular-1999 da UFPB, foi solicitado aos candidatos que analisassem afirmações sobre a Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e que tem como vetor o Triatomídeo popularmente conhecido por barbeiro. Algumas dessas afirmações estão elencadas a seguir:
Uma pessoa pode ser picada pelo barbeiro e não contrair a doença.
Uma pessoa pode contrair a doença sem nunca ter sido picada pelo barbeiro.
A principal medida profilática contra o mal de Chagas é tratar as pessoas acometidas pela doença.
Ministério da Saúde.
Caderno de c ompe tências
Das análises apresentadas pelos candidatos, as mais frequentes estão resumidas em cinco grupos a seguir:
Grupo I: Concordamos plenamente com as afirmações. Caso o barbeiro não esteja contaminado, não existe risco de transmissão da doença. Além disso, a picada do barbeiro não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é o tratamento das pessoas contaminadas.
Grupo I: Concordamos parcialmente com as afirmações. Sempre que uma pessoa for picada pelo barbeiro será contaminada, embora essa não seja a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática para esse mal é o tratamento das pessoas contaminadas.
Grupo I: Concordamos parcialmente com as afirmações. Caso o barbeiro não esteja contaminado, não existe risco de transmissão da doença. A picada do barbeiro, no entanto, é a única forma de contágio. A principal medida profilática contra esse mal é adotar medidas de combate ao inseto.
Grupo IV: Concordamos parcialmente com as afirmações. Sempre que a pessoa for picada pelo barbeiro será contaminada. A picada do barbeiro, no entanto, não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é adotar medidas de combate ao inseto.
Grupo V: Concordamos parcialmente com as afirmações. Caso o barbeiro não esteja contaminado, não existe risco de transmissão da doença. Além disso, a picada do barbeiro não é a única forma de contágio: o parasita pode ser transmitido por transfusão feita com sangue contaminado e, por via materna, durante a gestação ou amamentação. A principal medida profilática contra esse mal é adotar medidas de combate ao inseto.
Está correta a análise feita pelos candidatos do:
a) Grupo I b) Grupo I c) Grupo I d) Grupo IV e) Grupo V
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta: letra E
Explicação: grupo V
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás