Biologia, perguntado por RobertyChartys, 1 ano atrás

Enem) Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?

Soluções para a tarefa

Respondido por AdolphLukeMusso
11
Olhando a auto-fecundação. A auto-fecundação das plantas VV geram 4/4 (100%) plantas vermelhas, enquanto plantas Vv na auto-fecundação geram 3/4 (75%) de plantas vermelhas e 1/4 (25%) de chances de aparecer fores brancas (vv), ou seja, caso apareça flores brancas como resultado (Nem que seja somente 1 flor branca) a flor inicial é  heterozigótica (Vv).

Para demonstrar o que falei:
VV x VV -> VV, VV , VV , VV -> 100% vermelhas
Vv x Vv -> VV, Vv, vV, vv -> 75% vermelhas, 25% brancas
Respondido por bellveloso
61
Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas  VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir  descendentes de flores brancas.
Perguntas interessantes