História, perguntado por Thainara6339, 1 ano atrás

(ENEM-MEC/2014) "O índio era o único elemento então disponí­ vel para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos/7 CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: E ditora 34,1999. (Adaptado) Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela

a) demarcação do território indígena.
b) manutenção da organização familiar.
c) valorização dos líderes religiosos indígenas.
d) preservação do costume das moradias coletivas.
e) comunicação pela língua geral baseada no T\ipi.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
437
Olá!!

A resposta correta é a letra  e) comunicação pela língua geral baseada no Tupi.

Primeiramente é importante lembrar que a Igreja Católica na época detinha de muito poder, às vezes até mais que os próprios reis, e catequização foi uma forma que eles encontraram de "domar" os índios, pois eles eram considerados selvagens. Já que os mesmos eram muito diferentes dos europeus desde o vestuário aos costumes.

Existiam muitos povos indígenas com uma grande variedade de idiomas, entretanto o Tupi por ser o mais falado entre as tribos litorâneas que foram as primeiras que tiveram contato com os portugueses, foi escolhida pelos missionários cristãos como a língua geral dos índios.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por elynarasilva84
146

Resposta:

ITEM (E) comunicação pela língua geral baseada no tupi.

Explicação:

Perguntas interessantes