História, perguntado por italofernandoalves, 9 meses atrás

(Enem/mec-2013) texto 1 Há já algum tempo eu me apecebi de que, desde meus primeiros​

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Respondido por maarigibson
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A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:

TEXTO I

Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.

DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

TEXTO II

É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.

SILVA, F.L. Descartes. a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se:

A - retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade.

B - questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.

C - investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos.

D - buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados.

E - encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.

A alternativa correta é a B.

Para René Descartes, a formação do conhecimento se dá a partir do processo chamado de ceticismo metodológico, onde o existe o pressuposto da dúvida de que um conhecimento só pode ser reconhecido se for passível de comprovação.

Assim, seria necessário questionar todas as ideias que surgissem, começando do zero, para alcançar o conhecimento puro e verdadeiro.

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