História, perguntado por claracazuza5148, 1 ano atrás

(Enem-MEC/2012) "Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento. Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio. Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar leis." Declaração de Direitos. Disponível em . Acesso em 20 dez. 2011. (Adaptado) No docum ento de 1689, identifica-se um a particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predom inavam n a Europa continental estão indicados, respectivam ente, em

a) Redução da influência do papa - Teocracia.
b) Limitação do poder do soberano - Absolutismo.
c) Ampliação da dom inação da nobreza - República.
d) Expansão da força do presidente - Parlamentarismo.
e) Restrição da com petência do congresso - Presidencialismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeh
216
No texto explicita-se que "No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna." Nessa epoca a maioria dos demais estados europeus eram absolutistas, mas a Inglaterra possuia essa peculiaridade de limitar o poder do rei através da criação de um Parlamento como diz o texto "Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento"

Alternativa B
Respondido por anapbertho
76
Olá,

em 1689, houve na Inglaterra a chamada Revolução Gloriosa, quando o parlamento depôs o monarca Jaime II, colocando sua filha Maria e seu genro William III de Orange no poder, motivados pelo medo da retomada do catolicismo no reino.

Esta manobra também resultou na promulgação da Declaração de Direitos, que deu origem a monarquia constitucional e limitou os direitos do rei.

Este fato era inédito na Europa, porque até então os reis prevaleciam nos momentos de decisão do reino. O exemplo mais notório do absolutismo era o rei francês Luis XIV que disse " O estado sou eu", o que demonstrava sua força.
Perguntas interessantes