Sociologia, perguntado por diogo1902, 1 ano atrás

(ENEM) Leia o texto.
Good-bye
Não é mais boa noite, nem bom dia
Só se fala good morning, good night
Já se desprezou o lampião de querosene
Lá no morro só se usa a luz da Light
Oh yes!
Vocabulário: Anglicismos são palavras provenientes do inglês que se utilizam em português, seja devido à necessidade de se designar objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe designação adequada na nossa língua, seja por uma série de motivos de caráter sociológico (ignorância da língua portuguesa, aculturação, vontade de parecer "distinto", etc.) que levam à preferência por palavras inglesas em detrimento das portuguesas.
A marchinha Good-bye, composta por Assis Valente há aproximadamente 50 anos, refere-se ao ambiente das favelas dos morros cariocas. A estrofe citada mostra
Escolha uma:
a. os resultados benéficos da política de boa vizinhança norte-americana, que permitia aos poucos que o Brasil se inserisse em uma cultura e em uma economia globalizadas.
b. como a modernidade, associada simbolicamente à eletrificação e ao uso de anglicismos, atingia toda a população brasileira, mas também como, a despeito disso, persistia a desigualdade social.
c. como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música.
d. como a questão do racionamento da energia elétrica, bem como a da penetração dos anglicismos no vocabulário brasileiro, iniciaram-se em meados do século passado.
e. o desprezo do compositor pela cultura e pelas condições de vida atrasadas características do “morro”, isto é, dos bairros pobres da cidade do Rio de Janeiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por terezastall
7
ESCOLHA A LETRA c. como as populações excluídas se apropriavam aos poucos de elementos de modernidade, saindo de uma situação de exclusão social, o que é sugerido pelo título da música.
Respondido por Matheusieti
5

A comunicação é assim como a cultura, algo dinâmico, assim como a linguagem.

A configuração do mundo como vemos hoje, parte das trocas e das linguagens que geram o estado reflexão e ação dos grupos.

Por isso, pensar em comunicação, é interagir com os diferentes aspectos do espaço que vivemos, como a cultural, a economia, a sociedade e a estrutura de cada povo, variando conforme o contato é feito, nunca se mantendo em um ponto só.

Perguntas interessantes