Sociologia, perguntado por alinemarianolop8jazv, 11 meses atrás

(Enem) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

Escolha uma:
a. ilusão da contemporaneidade.
b. produto da moralidade.
c. conquista da humanidade.
d. patrimônio político.
e. legado social.

Soluções para a tarefa

Respondido por sathi
448

Resposta:

a) Ilusão da Contemporaneidade

Explicação:

Pela sociologia: Adorno e Horkheimer lançaram o conceito de existência da Indústria Cultural, cuja função é transformar a cultura em um produto a ser comercializado para o maior número de pessoas possíveis, subvertendo o aspecto reflexivo da arte para um caráter universal. Dessa forma, o mercado fica cada vez mais homogenizado e sem opções de escolha, exceto pelas mínimas diferenças. Por exemplo, os filmes de Hollywood, em si, são aparentemente diferentes, porém a fórmula de construção é basicamente a mesma, dessa forma, a escolha de cada individuo (nesse caso, em escolher ver o filme x ou y) se transforma em uma ilusão da contemporaneidade.

Pela interpretação: O texto começa apresentando a atualidade de forma positiva: "Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas." Porém, logo em seguida, isso é quebrado com um final que expõe o lado sombrio disso, em: "[...] revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa." Com isso, temos a impressão de que a primeira fala foi apenas uma ilusão e o que realmente acontece é a segunda, levando à ilusão da contemporaneidade.

Espero ter ajudado :D


alinemarianolop8jazv: Muito obrigada!!❤️❤️
Respondido por brendaisis
394

Acerca da liberdade de escolha presente na civilização ocidental, está correto o colocado na letra a. A ilusão da contemporaneidade.

O conceito da Indústria cultural, extremamente debatido na sociologia, representa a transformação da cultura em um produto que cada vez mais é comercializado em maiores escalas.

Essa comercialização corrobora com a homogeneidade cada vez maior de tudo que é produzido e vendido na sociedade contemporânea, apresentando assim, um caráter universal.

Perguntas interessantes