enem - gabriel o pensador
Questão 1.
Até quando?
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
Gabriel, o pensador
As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto
a.( ) caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
b.( ) cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
c.( ) tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
d.( ) espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
e.( ) originalidade, pela concisão da linguagem.
Questão 2.
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais.
( Cazuza, Exagerado )
Nesses versos, o compositor Cazuza (1958/1990) retoma aspectos da estética romântica do século XIX. Eles
estão presentes em todas as alternativas a seguir, exceto:
a.( ) Imposição familiar da relação amorosa.
b.( ) Permanência do sentimento amoroso.
c.( ) Exploração da hipérbole para expressão sentimental.
d.( ) Dedicação à pessoa amada.
Questão 3.
Gerente_ Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente_ Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente_ Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso cliente?
Cliente_ Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente_ Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência
de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a
maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
a.( ) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
b.( ) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c.( ) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais)
d.( ) à intimidade forçada pelo cliente a fornecer seu nome completo.
e.( ) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
Questão 4.
O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros
sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota,
primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um
paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando
realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as
palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.
O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir
que seu objetivo é:
a.( ) esclarecer que a velhice é inevitável.
b.( ) contar fatos sobre a arte de envelhecer.
c.( ) defender a ideia de que a velhice é desagradável.
d.( ) influenciar o leitor para que lute contra o envelhecimento.
e.( ) mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.
Questão 5.
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
Carlos Drummond de Andrade
No trecho “Montes Claros” cresceu tanto,/ que já tem cinco favelas”, a palavra que contribui para
estabelecer uma relação de consequência. Dos seguintes versos, todos de Carlos Drummond de Andrade,
apresentam esse mesmo tipo de relação:
a.( ) “Meu Deus, por que me abandonaste/ se sabias que eu não era Deus/se sabias que eu era fraco”.
b.( ) “No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu/ chamava para o café”.
c.( ) “Teus ombros suportam o mundo/ e ele não pesa mais que a mão de uma criança”.
d.( ) “A ausência é um estar em mim./ E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,/que
rio e danço e invento exclamações alegres”.
e.( ) “Penetra surdamente no reino das palavras./ Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1) d
2)d
3)a
4)e
5)b
bom,espero ter ajudado né
Perguntas interessantes