(ENEM) (ENEM) Observe as seguintes estratégias para a ocupação da Amazônia Brasileira. I. Desenvolvimento de infraestrutura do projeto Calha Norte;II. Exploração mineral por meio do Projeto Ferro Carajás; III. Criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia; IV. Extração do látex durante o chamado Surto da Borracha.A ordenação desses elementos, desde o mais antigo ao mais recente, é a seguinte:a) IV, III, II, I. b) I, II, III, IV. c) IV, II, I, III. d) III, IV, II, I. e) III, IV, I, II.
Soluções para a tarefa
I. Desenvolvimento de infraestrutura do projeto Calha Norte ( 1985 II.Exploração mineral por meio do Projeto Ferro Carajás (Década de 70 inicio da de 80 )
III. Criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia ( 1966 )
IV. Extração do látex durante o chamado Surto da Borracha (Entre 1870 e 1920)
Olá!
ALTERNATIVA A
IV, III , II , I
Resolução
O início da ocupação amazônica remonta ao período de extração das drogas do sertão, que começou em meados do século XVII. Porém, a primeira atividade de maior destaque foi a extração de látex, com o surto da borracha ocorrido na segunda metade do século XIX e início do XX.
Outro importante marco foi a SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), criada na década de 1960, com o objetivo de implementar ações de desenvolvimento econômico na região Norte do país.
O Projeto Carajás, na década de 1980, no estado do Pará, com o objetivo de implementar a exploração mineral, acabou ampliando a infra-estrutura e promovendo a ocupação local. Por fim, o Programa Calha Norte foi idealizado em 1985, e tem o objetivo de proteger a fronteira amazônica e promover a infraestrutura das cidades fronteiriças.
Bons Estudos