(Enem) Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:
Lagoa Azul está doente Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de Chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga).
Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:
• Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
• Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
• Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
• Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
• Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
• Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
• Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.
Em relação à esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem
vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático, que é contaminado
pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:
a) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro.
b) 1 e 4, pois, além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.
c) 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.
d) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.
e) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Letra (E)
A esquistossomose é uma verminose causada pelo platelminto Schistosoma mansoni que apresenta como hospedeiro intermediário o caramujo do gênero Biomphalaria sp., que vive em lagoas. Assim, ao desenvolver o saneamento básico, garante-se que os ovos do verme não entrem em contato com o ambiente no qual se encontra o caramujo e, através das campanhas de alerta aos perigos das lagoas contaminadas, previne-se o contato humano com as larvas cercarias.
Perguntas interessantes