(ENEM) Em regiões desérticas, a obtenção de água potável não pode depender apenas da precipitação. Nesse sentido, portanto, sistemas para dessalinização da água do mar têm sido uma solução. Alguns desses sistemas consistem basicamente de duas câmaras (uma contendo água doce e outra contendo água salgada) separadas por uma membrana semipermeável. Aplicando-se pressão na câmara com água salgada, a água pura é forçada a passar através da membrana para a câmara contendo água doce. O processo descrito para a purificação da água é denominado
0 pontos
filtração.
adsorção.
destilação.
troca iônica.
osmose reversa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Osmose reversa.
Explicação:
A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Isso ocorre quando se aplica uma grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose.
O processo de purificação da água descrito no enunciado é chamado de: E) osmose reversa.
Explicação:
A osmose é um processo que ocorre através da passagem da água do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
No caso da osmose reversa temos o inverso do que descrevemos acima, ou seja, a água vai do meio mais concentração para o meio menos concentração;
O processo de osmose reversa ou inversa é utilizado por países com pouca quantidade de água doce disponível, como Israel.
Ou seja, ele fazem como que a água salgada que é abundante se transforme e água doce, podendo ser utilizada para o consumo.