ENEM, perguntado por amacyo6natei, 1 ano atrás

[ENEM] Como “mito de origem nacional” para a Bahia, a Guerra de Independência, de 2 de julho de 1823, é sempre relembrada em festas e comemorações oficiais. Assinale a alternativa que melhor identifica o papel dos baianos, no contexto da independência brasileira. A A articulação revolucionária das camadas populares da capital baiana esteve restrita aos interesses dos libertos e dos homens livres e pobres, sem o apoio de parte dos intelectuais da cidade de Salvador. B As independências do Brasil e da Bahia ocorreram no mesmo contexto político, sem particularismos locais. Nesse sentido, não é possível considerar a existência de duas datas que marcam a indepen- dência do país. C A sedição de 1798, na Bahia sepultou os desejos separatistas dos baianos e os afastou da política brasileira de 1822. Por essa razão, a população baiana esteve alijada do contexto político da inde- pendência. D A comemoração da independência da Bahia justifi- ca-se, pois nessa data, as tropas do Exército e da Marinha expulsaram definitivamente os portugue- ses da cidade do Salvador. E A independência do Brasil esteve estritamente asso- ciada aos interesses ingleses e holandeses, instala- dos no Brasil e beneficiários da Abertura dos Portos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mandsspm
186
A comemoração da independência da Bahia justifi- ca-se, pois nessa data, as tropas do Exército e da Marinha expulsaram definitivamente os portugue- ses da cidade do Salvador.
Respondido por EduardoPLopes
179

A é falsa, pois o interesse dos intelectuais (muitos deles adeptos do liberalismo francês) era o da independência do país em relação à Portugal.

B é falsa, pois sempre há particularismos locais em um país tão vasto como o nosso.

C é falsa, pois os baianos participaram ativamente da luta da independência, tendo sido responsáveis pela expulsão definitiva dos portugueses do território nacional.

D é verdadeira, pois foi na Bahia que a "última batalha" pela independência foi travada, sendo, por isto, um motivo de orgulho para os baianos.

E é falsa, pois a independência brasileira esteve associada tanto aos interesses internacionais como aos interesses locais, tanto da população quanto da aristocracia.

Perguntas interessantes