(ENEM) Bactérias superpoderosas. Até meados de 2004, cerca de 40% das variedades da bactéria Streptococcus pneumoniae, causadora de pneumonia, sinusite, e até meningite, estarão resistentes aos dois antibióticos mais comuns: a penicilina e a eritromicina. O alerta é da Escola de Saúde Pública de Harvard. O desenvolvimento de germes superpoderosos é consequência do uso abusivo dos remédios. Revista Época - 17/03/2003. O texto acima se aplica à teoria evolucionista original de: a) Darwin, que diz que os indivíduos são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
b) Darwin, que diz que os indivíduos diferenciados por mutação são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
c) Darwin, que diz que as características adquiridas pelo uso são transmitidas aos seus descendentes.
d) Lamarck, que diz que os indivíduos diferenciados por mutação são selecionados, prevalecendo os mais resistentes.
e) Lamarck, que diz que as características adquiridas pelo uso são transmitidas aos seus descendentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação
O texto acima se aplica à teoria evolucionista original de Darwin, que diz que os indivíduos são selecionados, prevalecendo os mais resistentes. Afirmativa A.
Embora popularmente digamos que os microrganismos vivos adquirem resistência aos medicamentos, inseticidas e outros compostos tóxicos, essa forma de se expressar é incorreta.
O raciocínio adequado segue a Teoria da Evolução de Charles Darwin, segundo a qual os indivíduos que apresentam maior vantagem adaptativa e probabilidade de passar os genes adiante sobrevivem por estarem mais fortes ou adaptados, e não o inverso.
Ou seja, o meio seleciona os organismos mais adaptados e que apresentam maiores chances de deixar dependentes. Portanto, a automedicação pode "selecionar" as bactérias mais resistentes, e não as menos resistentes, assim como o uso de inseticidas mata as baratas mais fracas e deixa as mais fortes vivas, se reproduzindo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/1745109