(ENEM) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado)
Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)
a) atração de empresas estrangeiras.
b) reformulação do sistema fundiário.
c) incremento da mão de obra imigrante.
d) desenvolvimento de política industrial.
e) financiamento de pequenos agricultores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
279
d) desenvolvimento de política industrial.
Respondido por
330
Olá
O pais desde de muito cedo já expressou um grande envolvimento com a agricultura devido a quantidade de terras que tinhas e uma boa formação de solos e com isso não teve uma preocupação em desenvolver a sua industrias, assim só foram abrir os olhos para isso quando estava dentro de uma crise pesada.
Logo tiveram que entrar com métodos de incentivo a industrialização para diminuir o peso da quedas de vendas dos matérias de origem agrícolas, assim podemos apontar a resposta correta como a letra (D).
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás