ENEM, perguntado por fabia0nniriAriane, 1 ano atrás

(ENEM) Ao compararmos os processos de formação dos Estados Nacionais no Brasil e na América Hispânica, no século XIX, podemos afirmar que: a) a unidade brasileira foi garantida pela existência de uma monarquia de base popular, enquanto que o caudilhismo, na América Hispânica, impediu qualquer tipo de participação das camadas mais baixas da população. b) a unidade brasileira relacionou-se, exclusivamente, ao forte carisma dos representantes da Casa de Bragança, enquanto, na América Hispânica, não surgiu nenhuma liderança que pudesse aglutinar os diversos interesses em disputa. c) as diferenças regionais, no Brasil, não ofereceram nenhum obstáculo à obra centralizadora em torno da Coroa, ao passo que na América Hispânica as diferenças regionais contribuíram para a sua fragmentação. d) os interesses ingleses, na América Hispânica, eram mais presentes e foram os únicos determinantes da sua fragmentação, ao passo que no Brasil aqueles interesses não existiram de maneira tão marcante, de forma a impedir a obra da centralização. e) não existiu, na América Hispânica, uma facção oligárquica hegemônica que conseguisse levar adiante a obra da unidade, enquanto no Brasil os interesses escravistas aglutinaram as elites em torno de um projeto centralista.

Soluções para a tarefa

Respondido por cjr31
9
a resposta correta é a letra (e)

Respondido por viniciusrm19
2

Em relação aos processos de formação dos Estados Nacionais no Brasil e na América Hispânica, no século XIX, nota-se que: Alternativa e) não existiu, na América Hispânica, uma facção oligárquica hegemônica que conseguisse levar adiante a obra da unidade, enquanto no Brasil os interesses escravistas aglutinaram as elites em torno de um projeto centralista.

Comparando-se os processos de formação dos Estados Nacionais da América Hispânica e no Brasil, notam-se algumas diferenças.

Uma das principais características da América Hispânica compreende o desenvolvimento do caudilhismo, que representou uma política pautada na violência e aglutinação dos setores resistentes e elites, mas na ausência de uma facção oligárquica forte.

Já no Brasil, o setor oligárquico era tão forte, que foi capaz de conduzir setores militares para o processo de independência do Brasil, essencialmente pautados nos interesses destas elites.

Veja mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/39983281

Anexos:
Perguntas interessantes