(Enem - adaptada) Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.
ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005 (adaptado).
A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A sociedade aumentou o uso de insumos químicos – agrotóxicos e fertilizantes – e, assim, os riscos de contaminação.
Explicação:
Um dos avanços para maior produção de alimentos (pelo menos a curto prazo) foi o desenvolvimento de insumos agrícolas como fertilizantes e agrotóxicos. Acontece, porém, que o uso maciço desses insumos acaba por poluir o ambiente e, por consequência, o próprio homem.
O ser humano foi a única espécie que, por meio de sua inteligência, conseguiu criar técnicas para extrair os recursos do planeta de maneira metódica e numa quantidade muito acima de suas necessidades.
O consumo desenfreado dos recursos naturais, assim como o desperdício dos mesmos, vai inevitavelmente levar ao fim deles na Terra (os recursos naturais são finitos), como também à destruição dos diversos ecossistemas do mundo, sem nos esquecermos da poluição atrelada a esses processos.