ENEM - ADAPTADA) A arte, em suas diversas manifestações, desperta sentimentos que atravessam fronteiras culturais. No poema de Manoel Bandeira, lido acima, há nitidamente a temática da: *
1 ponto
a) tristeza, pois as casas que havia na rua onde morava foram destruídas completamente deixando muitas famílias desabrigadas.
b) lembrança, o poeta vagueia pelas ruas da memória tentando encontrar um lar, porém não consegue distinguir seus sentimentos e volta à realidade do seu país.
c) saudade e do refúgio encontrados pelo homem na natureza. Assim como o mundo é um patrimônio da humanidade, o poeta pode acessar essa natureza sem passaporte.
d) memória e da lembrança passadas no íntimo do enunciador. Há um saudosismo dos tempos de infância e embora a paisagem se transforme com o tempo, é possível acessá-la no “mundo” que se traz dentro da alma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- D)
2- A)
Explicação:
1- memória e da lembrança passadas no íntimo do enunciador. Há um saudosismo dos tempos de infância e embora a paisagem se transforme com o tempo, é possível acessá-la no “mundo” que se traz dentro da alma.
2- Para Camões o amor é fogo, é ferida, é contentamento, é dor. Mas sempre procurando conceituar a natureza contraditória do amor.
Espero ter ajudado, abraços <3
A atividade toma como base o poema ''Um Poema de Chagall'', com autoria de Manoel Bandeira.
1)
Alternativa d)
O poema quer serve de base para a atividade é de Marc Chagall, em tradução do poeta Manuel Bandeira (1886-1968), e retrata temas recorrentes na pintura de Chagall: as difíceis circunstâncias materiais e morais que sofriam os judeus na Rússia na parte final do século XIX.
Além de pintor, Marc Chagall também era ceramista e gravurista da escola do surrealismo, sendo considerado também como o último sobrevivente da primeira geração de modernistas da europa.
Aprenda mais em:
brainly.com.br/tarefa/17540830
Espero ter ajudado, bons estudos.