(ENEM) A síndrome respiratória aguda severa, virose que recentemente atingiu a população de alguns países, causou a morte de cerca de 10% das pessoas atingidas. A gravidade da infecção associa-se ao fato de que a alteração pulmonar produzida prejudica as trocas gasosas de O2 CO2 entre o sangue e o ambiente externo. Embora nos mamíferos e nas aves essas trocas sejam feitas, exclusivamente, através dos pulmões, o mesmo não ocorre em outros vertebrados. Alguns deles também possuem pulmões, mas as trocas gasosas podem se passar, em boa parte, através da pele. Assinale a alternativa que apresenta um animal com essas características. (A) girino (B) sapo (C) golfinho (D) tubarão (E) lagarto
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Anfíbios que possuem respiração pulmonar e cutânea. Alternativa B.
Obs: O girino ainda não tem o sistema respiratório formado completamente, ao ponto de já possuir pulmões com certa eficiência.
Obs: O girino ainda não tem o sistema respiratório formado completamente, ao ponto de já possuir pulmões com certa eficiência.
Respondido por
7
A alternativa que apresenta um animal com essas características é: (b) Sapo, que além de possuir pulmões, também, as trocas gasosas podem se passar, em boa parte, através da pele.
O sapo faz a respiração cutânea, pois é típica de anelídeos, anfíbios e de certos equinodermes. Nesse tipo de respiração, através da pele é realizada a troca gasosa, por isso deve ser muito fina, úmida e bem irrigada pelo ambiente interno do animal
A troca gasosa é realizada através da epiderme, desde que a cutícula externa esteja úmida; algo que é alcançado porque são intercaladas entre as células cúbicas do epitélio (camada única), onde existem células glandulares.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/163242
Anexos:
Perguntas interessantes