(ENEM) A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na Africa, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália, cangurus, ornitorrincos e equidnas e, na Antártida, os pinguins. Entretanto, descobriram-se espécies fósseis idênticas nessas regiões. Assim, fósseis da gimnosperma Glossopteris foram encontrados ao longo das costas litorâneas da Africa, América do Sul, Austrália e Antártida, e ainda fósseis dos répteis Cynognathus e Lystrosaurus foram descobertos na América do Sul, Africa e Antártida. Para explicar esses fatos, formularam-se as seguintes hipóteses: I. A presença de fósseis idênticos, nos vários continentes, prova que todas as formas de vida foram criadas simultaneamente nas diversas regiões da Terra e se diferenciaram mais tarde. II. As faunas e floras atuais são resultado da seleção natural em ambientes diversos, isolados geograficamente. III. Os continentes há milhões de anos eram unidos, separando-se posteriormente. Está correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa D) é a correta.
A presença de fosseis idênticos ou muito similares em muitos continentes é mais uma prova de que a Pangeia, o continente único existia, e com a separação desse continente, os fosseis foram separados pelo planeta.
Todas as especies possuem um único descendente comum, porém, as especies foram surgindo em locais e em épocas diferentes, com base na seleção natural da fauna e da flora, e o mesmo vale para as especies que existem atualmente.
Espero ter ajudado!
Respondido por
3
A ação da seleção natural resultou na diversidade da fauna e da flora atualmente existentes (afirmação II). Há milhões de anos, os continentes estavam unidos, constituindo um único bloco, a Pangea (afirmação III).
Resposta: d
Perguntas interessantes