[ENEM] A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?A Lisossomo. B Mitocôndria. C Peroxissomo. D Complexo golgiense. E Retículo endoplasmático.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mitocôndria
Explicação:
Em organismos eucarióticos não
fotossintetizantes a mitocôndria poderia ser
utilizada para inserção de genes, uma vez
que essa organela possui material genético
próprio
Essa questão fala de Biotecnologia, mas para resolvê-la precisamos ter conhecimentos sobre as organelas, vistas na Citologia.
A razão pela qual os cloroplastos foram escolhidos para receber os transgenes é que essas organelas apresentam DNA próprio, podendo, assim como o núcleo da célula, produzir proteínas recombinantes. As leveduras são organismos não fotossintetizantes, portanto, não possuem cloroplastos. Dessa forma, temos que pensar em uma organela que apresente características semelhantes a essa. A única outra organela, presente tanto em células eucariontes e procariontes que também apresenta DNA próprio são as mitocôndrias.
Essa presença de DNA próprio e a capacidade de se reproduzirem sozinhas é o que sustenta a ideia de que essas organelas teriam se originado de seres procariontes que se uniram a seres eucariontes em uma relação de simbiose ( teoria endossimbionte ).