(Enem) A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podem assumir três posições na oração em relação ao verbo. Próclise, quando o pronome é colocado antes do verbo, devido a partículas atrativas, como o pronome relativo. Ênclise, quando o pronome é colocado depois do verbo, o que acontece quando este estiver no imperativo afirmativo ou no infinitivo impessoal regido da preposição “a” ou quando o verbo estiver no gerúndio. Mesóclise, usada quando o verbo estiver flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito. A mesóclise é um tipo de colocação pronominal raro no uso coloquial da língua portuguesa. No entanto, ainda é encontrada em contextos mais formais, como se observa em:
a) Não lhe negou que era um improviso.
b) Faz muito tempo que lhe falei essas coisas.
c) Nunca um homem se achou em mais apertado lance.
d) Referia-se à D. Evarista ou tê-la-ia encontrado em algum outro autor?
e) Acabou de chegar dizendo-lhe que precisava retornar ao serviço imediatamente
Soluções para a tarefa
A mesóclise está presente na alternativa D.
Explicação:
Na frase "Referia-se à D. Evarista ou tê-la-ia encontrado em algum outro autor?", o pronome oblíquo átono la foi colocado no meio da forma verbal teria. Isso caracteriza a colocação do pronome oblíquo em posição de mesóclise.
Segundo a gramática normativa, a mesóclise deve ocorrer quando o verbo estiver flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito.
Como a forma verbal teria está no futuro do pretérito, está adequado o uso da mesóclise.
A colocação pronominal nos outros itens:
a) Não lhe negou => próclise
b) que lhe falei => próclise
c) homem se achou => próclise
e) dizendo-lhe => ênclise
Próclise: emprego do pronome oblíquo antes do verbo
Ênclise: emprego do pronome oblíquo depois do verbo
Pratique mais sobre colocação pronominal em:
https://brainly.com.br/tarefa/992192