(ENEM) A chuva é determinada, em grande parte, pela topografia e pelo padrão dos grandes movimentos atmosféricos ou meteorológicos. O gráfico mostra a precipitação anual média (linhas verticais) em relação à altitude (curvas) em uma região em estudo. De uma análise ambiental desta região concluiu-se que: I. Ventos oceânicos carregados de umidade depositam a maior parte desta umidade, sob a forma de chuva, nas encostas da serra voltadas para o oceano. II. Como resultado da maior precipitação nas encostas da serra, surge uma região de possível desertificação do outro lado dessa serra. III. Os animais e as plantas encontram melhores condições de vida, sem períodos prolongados de seca, nas áreas distantes 25km e 100km, aproximadamente, do oceano. É correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A resposta correta é a letra E, que aponta que serras próxima do mar tem a capacidade de ter incidências de chuvas devido a vinda de ventos que vem do oceano que traz chuvas que cai nas serras litorâneas.
A incidente de chuva na serra causa a descargas das nuvens que não jogam água em locais apos a serra, e as florestas se situam com mais facilidade devido a precipitação e o solo, assim sua fauna sera mais abrangente.
Respondido por
5
Resposta E
- Massas de ar úmidas quando se chocam com as vertentes de relvo, elas são forçadas a subir, resfriando-se e formando nuvens e chuvas. Ou seja, ocorrem chuvas na vertente do relevo voltadas para o mar, que são as chuvas orográficas. Enquanto, o reverso (lado da vertente voltado para o continente) recebe as massas de ar secas e quentes, surgindo uma possível áreas de desertificação do lado da serra voltado para o continente
Anexos:
Perguntas interessantes