ENEM, perguntado por matheusmarialg, 4 meses atrás

(ENEM) A analogia consiste em uma estratégia argumentativa em que, por meio de elementos comparativos, busca-se fundamentar a tese defendida. Desse modo, o autor vale-se da analogia para defender a tese de que:
a) a revolução, tanto a científica quanto a política, surge da necessidade de novas leis que expliquem novos fenômenos.
b) a revolução política como a científica nascem de no vos problemas a princípio alheios à comunidade científica especializada.
c) o paradigma que norteia a comunidade científica, diferentemente do da comunidade política, mostra-se defeituoso, o que leva à crise.
d) a dupla de comunidades, tanto científica quanto política, desenvolve novos métodos de exploração e explicação de futuros problemas.
e) o mecanismo necessário para a revolução está na nova postura crítica de determinado segmento da comunidade científica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A revolução segue por mecanismos diferentes na politica e no meio cientifico, enquanto a politica depende de interesse de terceiros e da população, a comunidade cientifica depende do interesse dos próprios cientistas (alternativa E).

Por exemplo, quando um grupo de cientistas lutam para refutar ou complementar uma teoria antiga, eles mesmos que tem esse interesse.

Já numa revolução politica, algumas pessoas tem esse interesse, não todos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes