Enem 2ª aplicação 2014) Numa época de revisão geral, em que valores são contestados, reavaliados, substituídos e muitas vezes recriados, a crítica tem papel preponderante. Essa, de fato, é uma das principais características das Luzes, que, recusando as verdades ditadas por autoridades submetem tudo ao crivo da crítica.
KANT, I. O julgamento da razão. In: ABRÃO, B. S. (Org.) História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
O iluminismo tece crítica aos valores estabelecidos sob a rubrica da autoridade e, nesse sentido, propõe
Soluções para a tarefa
O incentivo do saber, eliminando superstições e avançando na dimensão da cidadania e da ciência.
A principal proposta do iluminismo em relação à rubrica da autoridade, diz respeito ao incentivo do saber, para eliminar superstições.
O iluminismo se originou na França e tinha como principais lemas, a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e também a tolerância com as religiões. Podemos citar como os principais pensadores do iluminismo: Rosseau, Dante Alighieri, Tomasio Campanella e Montaigne.
O iluminismo defendia um importante espírito inovador e renovador, que buscava o estudo profundo das ciências e tinha como raiz o renascimento. De onde herdou a defesa da liberdade individual.
As consequências da expansão das ideias iluministas foram as seguintes: regulamentação de direitos censitários, fortalecimento dos movimentos pela independência nessas colônias, do comércio no continente e da capacidade técnica dos indivíduos.
Saiba mais sobre o iluminismo em: brainly.com.br/tarefa/4504942
Bons estudos!