(ENEM 2020) Deu vontade de jogar, mas não sabe como
reunir os amigos... Muitas vezes é difícil encontrar grupos
para bater uma bola. Em função disso, estão sendo
disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam
espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo
dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de
futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar
campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem
dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de
gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo
quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o
que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas
que estão de passagem numa cidade.
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem
estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é
percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para
A) organização de eventos de competições
esportivas.
B) B agendamento de viagens para eventos de esporte
amador.
C) mapeamento dos interesses dos praticantes acerca
dos esportes.
D) identificação da escassez de espaços para a
vivência dos esportes.
E) formação de grupos em comunidades virtuais para
a prática esportiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:
De acordo com o texto, é possível afirmar que o aplicativo foi criado com o intuito de unir pessoas que se interessam por jogos de futebol.O perfil do usuário desse recurso pode ser o que gerencia o grupo para jogar partidas ou aquele que busca partidas perto de onde está. Nesse caso, o fragmento evidencia a formação de grupos em comunidades virtuais (aplicativo) para a prática esportiva (futebol).
Alternativa E).
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem sido bastante direcionada para a produção de aplicativos que estimulem a socialização, assim como um estilo de vida saudável, como através de grupos virtuais que buscam a prática esportiva (Alternativa E).
A interação entre tecnologia e sociedade tem sido bastante positiva, no sentido de que a criação de aplicativos tem fomentado práticas esportivas, por meio da busca e consenso de interesses entre grupos virtuais, que visam a adoção de maior qualidade de vida, por meio do desenvolvimento de práticas e atividades esportivas.
Saiba mais sobre o tema em: brainly.com.br/tarefa/12786591