(ENEM/2019) Leia o texto a seguir. Alegria, alegria Que maravilhoso país o nosso, onde se pode contratar quarenta músicos para tocar um uníssono. (Mile Davis, durante uma gravação) antes havia orlando silva & flauta, e até mesmo no meio do meio-dia. antes havia os prados e os bosques na gravura dos meus olhos. antes de ontem o céu estava muito azul e eu & ela passamos por baixo desse céu. ao mesmo tempo, com medo dos cachorros e sem muita pressa de chegar do lado de lá. do lado de cá não resta quase ninguém. apenas os sapatos polidos refletem os automóveis que, por sua vez, polidos, refletem os sapatos... VELOSO, C. Seleção de textos. São Paulo: abril Educação, 1981. Quanto ao seu aspecto formal, a escrita do texto de Caetano Veloso apresenta um(a) (A) escolha lexical permeada por estrangeirismos e neologismos. (B) regra típica da escrita contemporânea comum em textos da internet. (C) padrão inusitado, com um registro próprio, decorrente da criação poética. (D) nova sintaxe, identificada por uma reorganização da articulação entre as frases. (E) emprego inadequado da norma-padrão, gerador de incompreensão comunicativa.
Soluções para a tarefa
A opção correta em relação ao aspecto formal do texto de Caetano Veloso é (C) padrão inusitado, com um registro próprio, decorrente da criação poética.
O aspecto formal da canção Alegria, Alegria de Caetano Veloso é não apresentar um padrão no texto.
Em trechos da canção, é possível notar que o autor da obra não colocou a acentuação gráfica no final da frase, ou no ponto seguido. Portanto, há trechos em que não existe o "ponto final".
Além disso, o autor utiliza o "&" como se fosse a letra "e" para marcar a adição na frase.
Por isso, pode-se afirmar que o Caetano Veloso adotou um padrão inusitado na composição de Alegria, Alegria, sem se prender a norma culta da Língua Portuguesa.
Espero ter ajudado!
Resposta:
C
Explicação:
A opção correta em relação ao aspecto formal do texto de Caetano Veloso é (C) padrão inusitado, com um registro próprio, decorrente da criação poética.