(ENEM 2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho. RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado). *
1 ponto
A)Criação de novos ofícios
B) Erradicação da atividade informal
C) Redução da desigualdade de gênero
D) Fragilização da representação sindical
E) Ampliação de direitos sociais
Soluções para a tarefa
você esqueceu do enunciado:
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
o texto apresentado relaciona as atividades manuais e domésticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário". assim, podemos concluir que a legislação recente que buscou extinguir esse tipo de visão foi, por exemplo, a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.
a alternativa correta é a letra E - ampliação dos direitos sociais.
A alternativa E está correta.
Neste aspecto a busca pela ampliação dos direitos sociais está na busca pelo fim das mazelas contra as minorias e por isso a cultura pode ser observada como um conjunto de crenças, valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo.
Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.
Além disso, a cultura como vemos, pode ser diferente para outros grupos, porém, somos todos seres sociais que devem ser vistos em igualdade, sem discriminação por raça, etnia, região ou crença.