ENEM(2017 Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras.HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).São Paulo: Cia. das Letras, 1995. A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à)
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
A - produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial.
B - vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, sua capacidade de competição econômica com os empresários norte-americanos.
C - desencadeamento da Revolução Russa de 1917 e a formação de um novo bloco econômico, capaz de competir com a economia capitalista.
D - Guerra Fria, que caracterizou o período de entreguerras, provocando insegurança e crises econômicas no mundo.
E - tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.
É correta a alternativa A, de modo que a Crise de 1929 foi uma "crise de superprodução", tendo sido impulsionado pelos altos investimentos vindos do estrangeiro, pelo fracasso de países derrotados na Segunda Guerra de pagar os seus empréstimos e pelas constantes fraudes no sistema financeiro americano de então.
A sua ocorrência afundou os Estados Unidos, e boa parte do mundo ocidental, que estava profundamente atrelado a economia daquele país, em um período de forte recessão, com taxas de desemprego que chegaram aos 25%, com falências de diversas empresas ao redor do mundo.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/226150
A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e, posteriormente, se alastrou pelo mundo capitalista, deveu-se à produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial, ou seja, letra A.
Nesse contexto histórico, nos encontramos diante de um caso de especulação econômica, onde a vitória dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial propiciou uma onda de superprodução das empresas americanas, muito por conta da visão positiva de anos de bonança que estariam por vir.
Porém, essa superprodução acima do poder de absorção do mercado, aliada aos empréstimos aos países derrotados na guerra (que, por sua situação econômica, não conseguiam pagá-los), culminou na chamada Crise de 29, com o Crash da Bolsa de Nova York.
Por efeito cascata, o mundo capitalista se viu diante de uma gigantesca crise econômica, porque grande parte dos países do mundo tinha sua economia atrelada à economia americana.
Quer aprender mais?
https://brainly.com.br/tarefa/427879