Enem 2017) Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a: * 1 ponto a) modernização da educação escolar. b) atualização da disciplina moral cristã. c) divulgação de costumes aristocráticos. d) socialização do conhecimento científico. e) universalização do princípio da igualdade civil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E - Universalização do princípio da igualdade civil.
Explicação:
Trata-se do período histórico da Revolução Francesa de 1789, marcada pela busca da igualdade civil entre os cidadãos, com grandes movimentos sociais e constitucionais em nome da liberdade, igualdade e fraternidade, porém até certo ponto.
Relativamente:
a) A educação passou a adquirir os valores por ela defendidos, mas não necessariamente é uma base desse movimento, não sendo o mote dos revolucionários franceses.
b) Eles não consideravam as religiões nessa Revolução, primando para os princípios racionais do homem, deixando pra trás elementos do passado que levavam a moral cristã com maior importância.
c) Aristocracia não é muito afim ao lema da Revolução Francesa, ao menos não formalmente.
d) Por ser uma revolução eminentemente burguesa e dados os aspectos gerais por que o mundo passava, ainda é cedo pra se dizer em divulgação científica, não sendo a mesma presente nesse contexto histórico e social às populações em massa.
Resposta certa é: letra (D)