Português, perguntado por kassi1br, 3 meses atrás

(Enem/2017) Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabas se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.

Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão

a) "a singularidade".
b) "tais vantagens".
c) "os gabos".
d) "Longe disso".
e) "Em geral".

Soluções para a tarefa

Respondido por juliamatu8
4

Alternativa correta: d) "Longe disso".

a) ERRADA. “a singularidade” não é uma expressão.

b) ERRADA. “tais vantagens” também não é uma expressão, bem como não promove a progressão do texto.

c) ERRADA. Gabos são elogios. Trata-se de um substantivo, precedido por um artigo, e não de uma expressão.

d) CERTA. Os elogios que as mulheres faziam ao paletó do homem eram, na verdade, irônicos. Quando ele percebeu isso, em vez de ficar ressentido, achou curiosa a ironia das moças: “Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso”.

e) ERRADA. A frase que é introduzida por “Em geral”, dá a ideia de conclusão, ou seja, de finalização do assunto, e não de progressão do tema.

Respondido por luiza1santo
0

Resposta:Alternativa correta: d) "Longe disso".

Perguntas interessantes