ENEM, perguntado por EliezerChaves3740, 9 meses atrás

(ENEM 2016) Leia o trecho abaixo: Esaú e Jacó Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro. Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trabalhos. Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo

Soluções para a tarefa

Respondido por augustoalmeida128
88

Resposta:Letra A

Explicação:

O leitor como peça fundamental na construção dos sentidos

Respondido por bryanavs
6

A resposta correta será a letra a) Porque, ao longo do texto, é possível perceber que o narrador convoca o leitor para pensar mais a respeito dos argumentos que são expostos.

Vamos aos dados/resoluções:  

É importante salientar que aqui estamos falando sobre Machado de Assis, que oscilava entre Romancista, Cronista, Dramaturgo, Poeta e etc. Detentor de uma gama de obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, O Alienista e percebemos que através disso, percebe-se que o narrador tenta atrair completamente a atenção do leitor para poder dar ênfase no sentido da mensagem.

Dessa forma, no segundo parágrafo compreende-se que o narrador desenvolve os verbos "aceitarás e distinguirás" de formas que as ações que serão tomadas, deverão ser tomadas pelo leitor específico.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/17387997

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Anexos:
Perguntas interessantes