Biologia, perguntado por joaopedro48582, 10 meses atrás

(Enem 2016 – 2ª aplicação) A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer.ROSA, J.G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium. Essas crises periódicas ocorrem em razão da

a) lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas.

b) invasão das hemácias por merozoítos com maturação até a forma esquizonte.

c) reprodução assexuada dos esporozoítos no fígado do indivíduo infectado.

d) liberação de merozoítos dos hepatócitos para a corrente sanguínea.

e) formação de gametócitos dentro das hemácias​

Soluções para a tarefa

Respondido por GatoMalucao
61

Resposta:

Alternativa: A

Explicação:

Os sintomas da malária são ocasionados pela ruptura das hemácias decorrentes do estágio em que ocorre  a esquizogonia eritrocítica. As hemácias invadidas por merozoítos se rompem para liberar essas formas do  Plasmodium no sistema circulatório, porém, em conjunto com os merozoítos, também é liberado um pigmento  malárico: a hemozoína que resulta da degradação de hemoglobina.

Respondido por nayanialvesr
5

As crises de febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores ocorrem em razão da lise das hemácias, liberando merozoítos e substâncias denominadas hemozoínas (letra A).

Malária

A malária consiste em uma doença decorrente da infecção do ser humano pelo protozoário do gênero Plasmodium. Assim, os fenômenos de febre, calafrios e sudorese são característicos, os quais ocorrem em determinados intervalos, que correspondem ao ciclo que o protozoário realiza nas hemácias do sangue humano.

Logo, esses sintomas são decorrentes da lise das hemácias, ou seja da morte celular provocada pela saída dos merozoítos dessas células. Com isso, há a liberação de substâncias tóxicas denominadas de hemozoínas, as quais ativam o sistema imune humano e resultam nessas manifestações com intervalos de 48h ou 72h.

Outra questão sobre malária:

https://brainly.com.br/tarefa/2474228

Anexos:
Perguntas interessantes