(ENEM 2015) - Leia atentamente e responda: À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes. PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. a) A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, é expressado através de quê?
Soluções para a tarefa
No poema "À garrafa" de José de Paulo Paes a reflexão acerca da construção poética é expressada através da comparação entre o fazer poesia e uma garrafa.
Vejamos:
No trecho "Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me." aparentemente, aqui vemos que através do processo da construção da poesia ele armazena/contém os sentimentos na poesia e ao mesmo tempo contem-se.
Em "Teu estreito gargalo é uma lição de angústia." onde aparentemente ele fala sobre a forma física da garrafa, ele também reflete sobre a forma física da poesia, a métrica, rima, ritmo, as limitações desta forma de arte as quais ele segue ao expressar seus sentimentos.
Em "Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes." aqui há a reflexão sobre a conclusão no processo, no qual após todo o caminho de lapidação das palavras e amadurecimento, nasce a poesia.
Esta questão envolve interpretação de texto, visto que devemos identificar uma reflexão feita pelo poeta acerca da construção da poesia, analogia usando a forma física e o processo de queda de uma garrafa.
Leia mais sobre interpretação de textos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
Espero ter ajudado!