(Enem 2014) Vida obscura Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro ó ser humilde entre os humildes seres, embriagado, tonto de prazeres, o mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste no silêncio escuro a vida presa a trágicos deveres e chegaste ao saber de altos saberes tornando-te mais simples e mais puro. Ninguém te viu o sofrimento inquieto, magoado, oculto e aterrador, secreto, que o coração te apunhalou no mundo, Mas eu que sempre te segui os passos sei que a cruz infernal prendeu-te os braços e o teu suspiro como foi profundo! (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961) Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (A)
Explicação:
Acabei de responder e ta certinhoo
O movimento artístico e literário do SIMBOLISMO representa o pessimismo e grande uso da figura de linguagem, equivalendo à LETRA A.
Simbolismo foi originado do livro de Charles Baudelaire chamado "As flores do mal". Nesta obra, o autor adquirida uma literatura que parte do inconsciente do sujeito e diz que a estética não tem compromisso com a verdade.
Suas características são o extremo pessimismo e sofrimento, rejeição ao positivismo e ao cartesianismo, linguagem acessível, uso de sinestesias e musicalização nos poemas e a valorização do misticismo.
Alguns autores simbolistas são: Cruz e Souza, Eugênio de Castro e Camilo Pessanha.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/8741242