Geografia, perguntado por mrebecaalmeida7989, 11 meses atrás

(Enem 2014) Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- -Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL Conselho Nacional de Educação. Disponível em: Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado). • A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a Resposta: A a) práticas de valorização identitária. b) medidas de compensação econômica. c) dispositivos de liberdade de expressão. d) estratégias de qualificação profissional. e) instrumentos de modernização jurídica. 3.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
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Olá,

  A resposta correta para esta questão é a letra A:

  a) práticas de valorização identitária. 

  A população brasileira é extremamente misturada, isso quer dizer que somo um povo que possui descendentes dos mais diversos povos do mundo todo e por isso muitas vezes dizemos que somos uma nação mestiça. Ao mesmo tempo nossa ancestralidade não é discutida nem em sala nem em  casa e ficamos sem conhecer nossos antepassados.

    Assim, a prática da valorização identitária tem sido importante para conduzir as crianças e até os adolescentes no auto conhecimento de suas origens e assim compreenderem suas raízes tendo orgulho de quem são e de como são.
Respondido por sheeron
3

Resposta:

1 –TEXTO l

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas  de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de  chegar a hora da ação.

Brasília: UnB, 1987 (adaptado).

TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de

administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

X) participação política.

 

RESPOSTA: Letra: C.

 

2 - “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a  sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em  Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão  contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo,  nefando.

Companhia das Letras. 1997 (adaptado).

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em  2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT –  Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por  motivação homofóbica no País.

Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes,  expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as  condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão  associadas

 

X) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas  recorrentes de tabus e intolerância.

RESPOSTA: Letra: D.

 

Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela  dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de  trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis  com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à  cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à  prática das atividades políticas”.

São Paulo: Atual, 1994.  

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a  cidadania

X) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de  uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

RESPOSTA: Letra: B.

4 – Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para  a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da  educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de  ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação  de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-  radical— descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de  asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos  igualmente tenham seus direitos garantidos.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação.

Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o  princípio da inclusão social a

X) práticas de valorização identitária.  

RESPOSTA: Letra: A.

5- A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser  constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e  social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável  por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela  soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da  natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de  diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse  enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:

X) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a  pensar e agir de acordo com valores coletivos.

 

RESPOSTA: Letra: A.

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