ENEM, perguntado por pathpba, 1 ano atrás

(ENEM 2014) A indústria têxtil é responsável por um consumo elevado de água e de outros produtos, gerando grande quantidade de efluentes com concentração alta e composição complexa, principalmente nos processos de tingimento e acabamento.

Visando minimizar os efeitos ambientais nocivos ocasionados pela grande quantidade de efluente contaminando, a catálise - quebra de moléculas - recebeu atenção especial, visto que

A) permite a estocagem correta do efluente, evitando a contaminação de rios e lagos.

B) os catalisadores são substâncias que têm como objetivo principal a neutralização do pH do meio.

C) pode recuperar todos os produtos químicos presentes na água, permitindo a reutilização desses compostos.

D) associada a processos oxidativos, pode provocar a completa mineralização dos contaminantes, formando gás carbônico e água.

E) permite o retorno do efluente contaminado para o processo, uma vez que provoca a floculação dos produtos, facilitando a separação.

Por favor, justifique as incorretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por alexiamagalhaepbo7fp
93

Resposta:

letra d

Explicação:

Acredito que posso contribuir com uma análise de raciocínio que convém em muitas questões sobre efluentes, em se tratando de ENEM.Já não é a primeira vez que a banca aborda efluentes nos processos industriais, portanto, é recomendado ter um prévio conhecimento sobre isso.Eles queriam mesmo que o aluno associasse a utilização do Peróxido de Hidrogênio (H2O2) no tratamento desses efluentes, usado também no branqueamento de tecidos.Prova disso é o que ocorre quando se adiciona esse composto a algo: ele se decompõe em água (H20) e Oxigênio monoatômico (O), que, por sua vez, é extremamente reativo, pois -dada a alta eletronegatividade- costuma oxidar os compostos que entra em contato.Nesse sentido, têm-se a primeira parte da alternativa correta: “associada a processos oxidativos” .

Partindo agora para a segunda parte, confesso que resolvi apenas por se tratar de uma catálise: significa quebra, logo naturalmente teria de formar produtos, e a única alternativa que explicita que o efluente se transforma em algo (após sua lise), é a alternativa em questão (e esse cruzamento evidente entre enunciado e alternativa é mais comum nas provas de linguagens e ajuda muito).No entanto, buscando uma resposta mais concisa, toma-se o dito pelos usuários acima: “Mineralizar é transformar compostos orgânicos em inorgânicos”.Os efluentes, compostos organoclorados ou apenas orgânicos, tem, certamente, carbono, pois são orgânicos.Para tornar inorgânico (mineralizar), tenho que tirar esse carbono do composto, que sai dele e resulta na formação de Gás Carbônico, se combinado a oxigênios.Uma dedução razoável seria voltar na alternativa e observar que é explicitada a formação de 2 produtos: Água, a qual ja temos vinda do peróxido, e CO2 (e, se formou CO2, veio carbono de algum canto). Juntando as informações, vê-se que o oxigênio monoatômico lá do peróxido reagiu com o composto orgânico, “roubando” (se ligando ao) o Carbono dele, formando o composto inorgânico Gás Carbônico, deixando o resto (ex-orgânico) sem o carbono, portanto, inorgânico (mineralizado).

Respondido por felipe121298
1

A catálise recebeu atenção especial devido ao fato de estar:  "associada a processos oxidativos, pode provocar a completa mineralização dos contaminantes, formando gás carbônico e água." (letra d).

Para a resolução dessa questão, cobra-se o conhecimento por parte do aluno sobre reações químicas, mais especificamente sobre catálise.

Catálise pode ser definida como uma reação no qual acontece por meio de uma espécie química com o intuito de acelerar a velocidade de uma reação, não modificando a composição química.

O nome da espécie química é chamado de catalisador, em que a reação pode ser homogênea (uma fase) ou heterogênea (mais de uma fase), em que o exemplo citado no texto ajuda a entender o papel dos catalisadores em uma reação.

Para mais:

https://brainly.com.br/tarefa/7671956

Anexos:
Perguntas interessantes