(ENEM 2012) Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).
1. Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa: *
1 ponto
a) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.
b) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
c) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
d) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
e) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
2. Adorno e Horkheimer escreveram “Dialética do Esclarecimento” e neste livro apresentaram o conceito de Indústria Cultural, que implica em: *
1 ponto
a) um princípio de autonomia da cultura
b) um mecanismo que sustenta o sistema
c) uma sociedade esclarecida e crítica
d) uma racionalidade argumentativa e crítica
e) uma proposta de consumo consciente
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) E) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
2) B) um mecanismo que sustenta o sistema.
Explicação:
Google Classroom.
1 - A alternativa E está correta.
A idealização inicialmente está no modo de observar o mundo ao seu redor e na visão do indivíduo sobre como modificar/transformar esse espaço ou ideia.
Kant defendia o ato de ensinar a filosofar, para ser mais exato, essa atividade deve ser colocada em prática através de questionamentos que consistem na busca por respostas que vão além da ciência.
Porém, a filosofia para Kant ainda é uma reflexão que faz parte da ciência e da pesquisa, sendo sua principal reflexão elencada aos processos de aprendizagem e compreensão das principais correntes de pensamento ao longo da história.
2 - A alternativa B está correta.
Para Adorno, a modernidade, e, o acesso à informação nos dias de hoje está vinculado às tecnologias e aos diferentes veículos de comunicação que interagem com os grupos e auxiliam na produção do conhecimento, porém, a alienação está nessa transmissão massiva que acaba definindo as ações, gostos e noções do indivíduo, por isso, o campo de pesquisa é importante como um objeto de estudo social.
A cultura de massa faz com que os indivíduos interajam entre si em prol de algum objetivo em comum, geralmente apresentado pela indústria cultural que pode utilizar da grande mídia ou dos veículos de publicidade para realizar essa ação, o que na maioria das vezes gera um consumismo exacerbado e potencializa a individualidade.