(ENEM - 2012) Com o texto eletrônico, enfim, parece estar ao alcance de nossos olhos e de nossas mãos um sonho muito antigo da humanidade, que se poderia resumir em duas palavras, universalidade e interatividade. As luzes, que pensavam que Gutenberg tinha propiciado aos homens uma promessa universal, cultivavam um modo de utopia. Elas imaginavam poder, a partir das práticas privadas de cada um, construir um espaço de intercâmbio crítico das ideias e opiniões. O sonho de Kant era que cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juízos sobre as instituições de seu tempo, quaisquer que elas fossem e que, ao mesmo tempo, pudesse refletir sobre o juízo emitido pelos outros. Aquilo que outrora só era permitido pela comunicação manuscrita ou a circulação dos impressos encontra hoje um suporte poderoso com o texto eletrônico. (CHARTIER. Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Unesp, 1998.)
No trecho apresentado, o sociólogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrônico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um passa a ser, nesse espaço de interação social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrônico possibilita estão diretamente relacionadas à função social da internet de:
a) propiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos.
b) globalizar a rede de informações e democratizar o acesso aos saberes.
c) expandir as relações interpessoais e dar visibilidade aos interesses pessoais.
d) propiciar entretenimento e acesso a produtos e serviços.
e) expandir os canais de publicidade e o espaço mercantilista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa Correta: "A"
Explicação:
A invenção da imprensa desencadeou todo o progresso na área da difusão de informações e da interatividade de conhecimentos e juízos, como ressalta a resposta oficial do Enem a respeito da questão: “A universalidade pode ser entendida como o livre acesso que a internet propicia a informações variadas. A interatividade, por sua vez, diz respeito ao fato de os usuários dela poderem não apenas acessar as informações, mas também postar suas opiniões para os outros usuários, estabelecendo, assim, um intercâmbio de julgamentos.”
Bons Estudos!
Resposta:
1- a) propiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos.
2- a) A construção do humor na tirinha é decorrente da mãe achar que estava com a razão quando, na verdade, foi a sua atitude que causou o problema.
Explicação: CLASSROOM
1- Alternativa A. A função social da internet é de propiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos. Confirmada, ainda, no texto em que cita o desejo de Kant "em que cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juízos sobre as instituições de seu tempo..."
2- Alternativa A. Nesta tirinha, a construção do humor é decorrente da mãe achar que estava com a razão quando, na verdade, foi a sua atitude que causou o problema.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤