)(ENEM – 2012 - adaptada)Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por filtragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quanto mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- se em pedras.BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e dos demais filósofos da natureza têm em comum na sua fundamentação teorias que: * 1 ponto A) eram baseadas nas ciências da natureza. B) refutavam as teorias de filósofos da religião. C) tinham origem nos mitos das civilizações antigas. D) postulavam um princípio originário para o mundo. E) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) postulavam um princípio originário para o mundo
Explicação:
Os filósofos da natureza têm como objetivo encontrar um princípio originário para o mundo, de forma racional, deixando de lado as antigas crenças e construindo um conhecimento que, séculos depois, seria compreendido como os primórdios das ciências da natureza.
Resposta:
d) postulavam um princípio originário para o mundo.
Explicação:
A pergunta sobre a origem de todas as coisas é uma questão que moveu a filosofia desde seu nascimento na Grécia antiga.
Na tentativa de abandono do pensamento mítico fundamentado em imagens e fabulações, buscou-se uma explicação lógica e racional para o princípio originário do mundo.
As outras alternativas estão erradas porque:
a) O pensamento grego busca a compreensão da natureza para explicar a origem do mundo. Entretanto, o princípio estabelecido por Basílio Magno é fundamentado na ideia de Deus.
b) O filósofo Basílio Magno era teólogo e um filósofo da religião.
c) O pensamento filosófico nasce da refutação (recusa, negação) dos mitos.
e) Apenas Basílio Magno defende que Deus é o princípio de todas as coisas. Para Anaxímenes, o elemento primordial (arché) gerador de tudo o que existe é o Ar.