Física, perguntado por jaquelinearaujoperei, 9 meses atrás

(Enem 2010) Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, como na figura, a resistência elétrica total do circuito diminui muito, estabelecendo-se nele uma corrente muito elevada. O superaquecimento da fiação, devido a esse aumento da corrente elétrica, pode ocasionar incêndios, que seriam evitados instalando-se fusíveis e disjuntores que interrompem que interrompem essa corrente, quando a mesma atinge um valor acima do especificado nesses dispositivos de proteção. Suponha que um chuveiro instalado em uma rede elétrica de 110 V, em uma residência, possua três posições de regulagem da temperatura da água. Na posição verão utiliza 2100 W, na posição primavera, 2400 W e na posição inverno, 3200 W. GREF. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: EDUSP, 1993 (adaptado). Deseja-se que o chuveiro funcione em qualquer uma das três posições de regulagem de temperatura, sem que haja riscos de incêndio. Qual deve ser o valor mínimo adequado do disjuntor a ser utilizado? a) 40 A b) 30 A c) 25 A d) 23 A e) 20 A

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasdasilva12j
641

Olá.

Neste caso teremos que garantir que em nenhuma das 3 posições o disjuntor venha desarmar sem que esteja aquecendo demais.

Para isso precisamos calcular a corrente que passa pelo circuito do chuveiro quando este mesmo estiver operando na sua potencia máxima de 3200 W.

Sabemos que potência é o produto entre tensão e corrente, logo basta isolar a corrente e substituir os dados, vejamos:

Pot=U.I

3 200=110.I

I=29,09 A

Logo nosso disjuntor deverá ter capacidade um pouco a cima de 29,09 A, para garantir que não desarme em horas inoportunas e também que proteja contra curto na rede.

Logo a opção mais recomendada será o disjuntor de 30 A, letra B).


Respondido por lucineicenci
270

Resposta:

30 Amperes

Explicação:

Perguntas interessantes