Sociologia, perguntado por edm892009, 1 ano atrás

(Enem 2010 - adaptado) "Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?", SHELLEY. “Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada: *
a) na pobreza dos empregados, que não tinha relação com a riqueza dos patrões.
b) no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.
c) na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.
d) no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.
e) na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.
(UFU) Marx e Engels, em seu Manifesto do Partido Comunista, consideram que “a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.” Em vista disso, assinale a alternativa que define corretamente a burguesia e o proletariado. *
a) Os burgueses utilizam o trabalho escravo para a produção, e o proletariado é desprovido de liberdade para vender sua força de trabalho.
b) Os burgueses são proprietários que utilizam da manufatura do proletariado para a produção de mercadorias, e o proletariado impulsiona o desenvolvimento da manufatura.
c) Os burgueses são os grandes proprietários de terras, e o proletariado detém o poder social e econômico.
d) Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.
(UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar: *
a) A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.
(Unicentro 2012) De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se contrapõem. Na produção capitalista, as duas classes antagônicas são as indicadas em: *
a) senhor e escravo.
b) clero e burguesia.
c) servos e senhores.
d) nobreza e burguesia.
e) burguesia e proletariado.

Soluções para a tarefa

Respondido por NaoMuitoInteligente
10

Os textos praticamente dão a resposta:

1 . E

2. D

3. C

4. E

Respondido por sheeron
0

Resposta:

*(Enem 2010 - adaptado) "Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria? Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem? Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?", SHELLEY. “Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada: *

RESPOSTA: Letra: E.  

 Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Sabe-se que é com o advento da Revolução Industrial que as diferenças sociais mais se acentuam: os meios de produção deixam de pertencer àqueles que de fato fazem a produção, ou seja, o trabalhador torna-se dependente daquele que detém esses meios.  

A riqueza produzida e amplificada pela Revolução só chega aos bolsos dos donos de fábricas, fazendo com que os operários vivam em situação de extrema miséria. Tendo em base esse conhecimento.

*(UFU) Marx e Engels, em seu Manifesto do Partido Comunista, consideram que “a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.” Em vista disso, assinale a alternativa que define corretamente a burguesia e o proletariado. *

RESPOSTA: Letra: D.

Os burgueses são os detentores dos meios de produção, e o proletariado vende sua força de trabalho.

*(UEL - 2008) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar: *

RESPOSTA: Letra: C.

A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se  apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte  das horas trabalhadas.

Para o autor, a luta de classes se refere a um fenômeno social que existe entre pessoas de diferentes classes sociais devido os interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas, podendo ser notado a partir   da lógica do modo de produção capitalista, o que dá base a um conflito, que se expressa nos diversos setores sendo eles:  

Econômicos;

Ideológico;

Político.

Vale ressaltar que segundo o estudo de Marx, a luta de classes só acabará com o fim do capitalismo e com o fim das classes sociais.

(Unicentro 2012) De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se contrapõem. Na produção capitalista, as duas classes antagônicas são as indicadas em: *

RESPOSTA: Letra: E.

Burguesia e proletariado.

Perguntas interessantes